O QUE PRECISA SABER SOBRE SAÚDE ORAL
O QUE CAUSA A PERDA DO DENTE? Na maioria dos casos cárie principalmente em pessoas com menos de 35 anos. Problemas na gengiva causados pela falta de higienização oral também levam à perda de dentes.
O QUE ACONTECE SE EU CONTINUAR SEM A PRÓTESE? Os dentes que estão ao lado do espaço vazio começarão a se inclinar para ocupar o lugar do que falta. O dente correspondente do maxilar oposto também tem tendência a mudar de posição para ir ao encontro de apoio. Estas alterações são frequentemente causa de lesões das articulações do maxilar inferior com dor e dificuldade de mastigação.
QUALQUER UM PODE TER UM IMPLANTE? Implantes dentários são estruturas de titânio inseridas cirurgicamente no maxilar para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados e após a fase de osteointegração permitem ao dentista realizar coroas cerâmicas para substituir os dentes perdidos.
SE SÓ ME FALTA UM DENTE, QUE OPÇÕES TENHO? Existem várias opções de tratamento para quem perde um dente. Usar uma prótese parcial removivel é uma delas. Outra opção é a prótese fixa incluindo os dentes próximos da falta. Para que tal aconteça esses dentes necessitam ser preparados, sendo desgastados na medida da necessidade, para construir as coroas de apoio nos dentes pilares e cimentar a ponte que inclui o dente em falta. Por fim, os implantes dentários, que são a opção mais eficaz e duradoura. Os implantes podem ser utilizados para substituir um ou todos os dentes da boca do paciente e, de acordo com vários estudos, são a solução mais recomendável e a que, se possível, deve prevalecer sobre as restantes.
QUALQUER UM PODE TER UM IMPLANTE? Implantes dentários são estruturas de titânio inseridas cirurgicamente no maxilar para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados e após a fase de osteointegração permitem ao dentista realizar coroas cerâmicas para substituir os dentes perdidos.
PORQUE DEVO SUBSTITUIR OS DENTES PERDIDOS? Quando perdemos um dente é fundamental substituí-lo. A perda de um dente natural implica alteração do relacionameno entre os dois maxilares com compromisso da estabilidade das articulações maxilares. Também a falta de um dente leva ao aumento da carga nos restantes, situação que pode provocar o comprometimento da saúde dos mesmos. A juntar a isso, há o facto de haver redução do osso sempre que há perda de um dente e isto, naturalmente, provoca envelhecimento precoce do rosto, podendo afectar seriamente a estética do mesmo.
FALTAM-ME VÁRIOS DENTES QUE OPÇÕES TENHO? Como opção mais imediata recorrer a uma prótese parcialmente removivel, que substitua os dentes em falta, é uma hipótese. A solução definitiva deve ser sempre a prótese fixa, recorrendo aos dentes adjacentes para pilares ou, preferencialmente, a implantes.
QUANDO PODEREI COLOCAR IMPLANTES? São várias as opiniões respeitantes ao tempo de espera para colocar um implante após a perda do dente natural. Em alguns casos é possível fazer o implante imediatamente após a extracção do dente natural mas, para que isso aconteça, não pode haver infecção e é necessario, na maioria das situações, proceder a enxerto ósseo. De um modo geral, recomenda-se que o implante seja colocado, pelo menos, após 8 semanas após a extracção do dente.
O QUE SÃO CÁRIES DENTÁRIAS? A cárie dentária pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentários causada pela acção das bactérias. A desmineralização dos tecidos dentários (esmalte, dentina ou cimento) é causada por ácidos, especialmente o ácido lático, produzido pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose.
